© 2009 InfoVINHO I Confraria Black Tie

 

 República Tcheca

  A República Tcheca integrou a União Européia em maio de 2004, o que trouxe os investimentos necessários em vinhedos e vinícolas e grande aumento no plantio de vinhas.
 Os vinhedos da República Tcheca ficam em 2 locais: uma região histórica pequena ao redor de Praga, na Boêmia, e uma área bem maior na fronteira com a Áustria e a Eslováquia.
 

Morávia

  95% dos vinhos tchecos provém da Morávia, no sul. As principais áreas são Brneská, Kyjovska, Mutenická, Uherskohradistka, Bzenecká, Stráznická, Podluzí, Mikulovská (a maior região vinícola da República Tcheca), Velkopavlovicka e Znojemská.

 

  Com temperatura média mais quente que a da Boêmia, o clima continental da Moráviafavorece os vinhos brancos, que correspondem a 75% da produção. Os brancos secos costumam ser relativamente aromáticos, com elegante estrutura mineral e alta acidez. A cepa austríaca Grüner Veltliner é a mais plantada, seguida pela alemã sem grande diferencial Müller-Thurgau, mas os vinhos mais bem sucedidos são de Riesling, Pinot Gris, Muscat da Moravia e Pinot Blanc.

 

  O outono relativamente seco e o inverno frio estimulam a produção de ice wines ricos e decadentes, e vinhos complexos e sensuais de uvas parcialmente desidratadas. Os tintos são dominados pela St-Laurent (localmente chamada de Svatovavrinecke), com metade dos plantios, mas os mais interessantes são de Frankovka (Blaufränkisch), que produz vinhos relativamente leves e frutados, mas de muito carácter. A escura uva alemã Dornfelder e a Portugieser também fazem sucesso.

Boêmia

  Essa pequena região de 550hafica nas margens dos rios Labe (Elba),Vltava e Berounka, nos arredores e ao norte de Praga. As principais áreas vinícolas são Mostecka, Zernosecká, Roundnická, Melnická, Prazcká e Caslavská.

 

  As primeiras vinhas da Boêmia foram plantadas no século IX. Hoje, o comércio turístico é mercado importante para os produtores locais. A Riesling é considerada a melhor uva, e os vinhos costumam ser de estilo germânico, relativamente leve, vivo e aromático. O maior produtor do país é a Bohemia Sekt.

Variedades mais cultivadas : 

Tintas :  Frankovka, Pinot Noir, Portugieser. 

Brancas : Riesling, Muller-Thurgau, Rizling Vlassky, Pinot Gris.