© 2009 InfoVINHO I Confraria Black Tie

 

 Croácia

  A Croácia tem desde o século IV a.C longa tradição vinícola, porém hoje a indústria ainda está lidando com as seqüelas da guerra civil. Há 2 distritos vinícolas separados por uma cadeia de montanhas, Primorska (costa) e Kontenentalna (interior), com clima, solo e tipos de vinhos diferentes. Os vinhedos ativos estão aumentando graças á iniciativas como a organização Roots of Peace ("raízes da paz"), que vem removendo minas terrestres para fazer replantios.

 

  Os vinhedos ocupam 54.000 hectares. No ano de 2012, foram produzidos cerca de 1,6 milhões de hectolitros (hectolitro = cem litros) de vinho. Os produtores mais conhecidos são: Enjini Ivan, Katunar, Frano Milos, Grgich Miljenko, Milos Frano, Krauthaker Vlado, Skaramuca, Zdjelarevic e Zlatan Otok (Zlatan Plenkovic). Há duas regiões de vinhedos, as quais são subdivididas. No norte, na Croácia continetal (Kontinentalna Hrvatska), onde predomina cllima continental. A região é subdividida em sete: Moslavina, Plesivica, Podunavlje, Pokuplje, Prigorje-Bilogora, Slavonija e Zagorje-Medjimurje. Aqui são produzidos 2/3 dos vinhos brancos, dentre eles: Beli Burgundac (Weißburgunder), Grasevina (Welschriesling), Semijon (Sémillon), Sovinjon (Sauvignon Blanc), Chardonnay, Riesling, Moslavac (Furmint), Rizvanac (Müller-Thurgau) und Traminac (Traminer). Os tintos são: Cabernet Sauvignon, Pinot Noir, Frankovka (Blaufränkisch), Portugizac (Portugieser).

 

   No sul, fica a costa croata (Primorska Hrvatska), Dalmácia.  O clima é o mediterrâneo. Há as seguintes subregiões: Dalmatinska Zagora, Hrvatsko Primorje (com as ilhas Hvar, Korcula, Lastovo e Vis), Istra, Sjeverna Dalmacija e Srednja/Juzna Dalmacija. Predomina o vinho tinto. Entre os conhecidos estão o Babic (tinto), Bogdanusa (branco), Crljenac Kastelanski (tinto), Dingac (tinto), Grk Bijeli (branco), Faros (tinto), Malvasija Dubrovacka (branco), Marastina (branco), Peljesac (tinto), Plavac Mali (tinto), Posip (branco), Postup (tinto), Prosek (tinto e branco), Refosk (tinto), Teran (tinto) und Vugava (branco). As uvas internacionais são Cabernet Sauvignon, Chardonnay, Gamay (Borgonja), Merlot, Muscat Blanc (Muskat Momjanski), Pinot Blanc e Pinot Noir.

Principais  Regiões Produtoras :

  Primorska (Costa) 

  A região costeira da Croácia se estende de Istria, no noroeste, ao longo do Adriático até a Dalmácia, no sudeste, incluindo as ilhas Dálmatas.

 

  O clima é mediterrãneo com influência marítima, e o terreno irregular cria diversos micriclimas. As 4 principais sub-regiões são: Istria e o Mar da Croácia, Norte da Dalmácia, Centro e Sul da Dalmácia e as ilhas e o interior da Dalmácia.


  Cerca de 70% da produção da região são de vinho tinto; na Istria, ao norte, as cepas mais importantes são as variedades bordalesas de Cabernet sauvignon e Merlot, além de Malvasia Nera e Teran, está mais conhecida na forma italiana da refosco. Mais ao sul há várias vinhas autóctonesadaptadas ás condições locais; a mais conhecida, Plavac Mali, gera vinhos encorpados e robustos. Por muitos anos debateu-se se ela não seria a Zinfandel que ganhou fama na Califórnia, e pesquisas recentes com DNA feitas pela dra. Carole Meredith, da Universidade da Califórnia, revelaram que a Zinfandel provavelmente teve origem na Croácia, mas a Plavac mali é de fato "filha" dela. Os melhores exemplares de Plavac Mali provém das denominações de Dingac e Postup, na península de Peijesac, ao sul. Em Primorska são cultivadas várias cepas, como Malmsey e Muscat ao norte, e a nativa Marastina mais ao sul,esta, uma das mais interessantes, cujos vinhos são frescos, leves e ligeiramente herbáceos.

     Variedades mais cultivadas:

      Tintas:  Malvasia Nera, Teran, Cabernet Sauvignon, Merlot, Plavac Mali.

      Brancas: Marastina, Posip, Grk.

  Kontinentalna (Interior)

  

Do nordeste ao sudeste ao longo do rio Drava rumo ao Danúbio, o interior da Croáciatem verões quentes e áridos, e invernos frios, e é especializado em vinhos brancos. A cepa dominante é a Grasevina (Welschriesling), e as principais sub-regiões são : Zagorge-Medimurje, Prigorje-Bilogora, Plesivica, Moslavina,Pokuplje, Slavonija e Podunalvje.

    Variedades mais cultivadas :

    Tintas: Frankovka.

    Brancas: Grasevina, Riesling, Pinot Blanc, Gewrztraminer, Chardonnay.